Avançar para o conteúdo principal

TRUQUES E DICAS VEJA

Sobremesas

- Caso a sobremesa tenha ficado muito doce, é só colocar uma pitada de sal. Outra solução é acrescentar uma colher de vinagre.

- Para desenformar gelatinas ou mousses mergulhe em água quente e vire sobre o prato.

- Espere que a gelatina arrefeça a ponto de começar a endurecer, antes de acrescentar claras ou natas batidas.

- Para preparar Chantilly, use sempre natas frescas (devem estar bem líquidas) ou então as especiais para Chantilly (não esqueça de verificar o prazo de validade).

- Num dia muito quente, para manter a consistência do creme, dissolva 1 colher de chá de gelatina em pó sem sabor numa colher de sopa de água e junte ao creme já batido. Mexa bem e terá uma boa consistência.

- Maçã assada: para que as maçãs não se desmanchem, experimente furar com um garfo em toda a volta.

- Quando precisar descascar grandes quantidades de maçãs para fazer doces, experimente deixá-las durante alguns minutos em água a ferver. As cascas soltar-se-ão com maior facilidade.

- Para que o açúcar não empedre, guarde-o numa vasilha bem tampada, com um biscoito dentro; ou junto com casca de limão. Para evitar formigas, guarde o açucareiro no frigorífico bem fechado.



Pudim
- A forma de pudim deve ser caramelada.

- Prepare o caramelo primeiro, queimando o açúcar e depois, molhando-o com um pouco de água, deixe em fogo brando até que derreta bem.

- Só desenforme o pudim quando estiver frio. Para não o quebrar, mergulhe o fundo da forma em água quente, vire sobre o prato em que vai ser servido e bata ao de leve para soltar.

- Desenforme o pudim cobrindo a forma com um pano húmido. Assim o vapor não sai e fica mais fácil tirá-lo.
Arroz Doce
- Na preparação do arroz-doce misture o açúcar, o leite e os demais ingredientes somente após a cozedura do arroz. Isso evitará que ele fique duro.



Natas
- Quando a receita indicar natas batidas, primeiro bata e depois meça a quantidade. E se a receita pedir natas azedas, é só pingar algumas gotas de limão ou vinagre que o creme azeda.

- Para bater bem, as natas devem estar geladas. Só tire do frigorífico quando for a hora de as bater.

- Para bater use uma batedeira eléctrica ou então o liquidificador.

- Bata o creme até que ele esteja cremoso e mantenha a sua forma quando você levantar as pás da batedeira. Não bata demais, corre o risco que passe a manteiga. Não bata de menos, pois fica sem consistência.

- Acrescente açúcar quando terminar de bater.

- Quando for utilizar natas fervidas, usar uma colher de fermento em pó para o natas não talhar.

- Para evitar que o doce de leite talhe, adicione um pouquinho de manteiga sem sal e bata bastante até ligar novamente.

Biscoitos e Bolos
- A massa de biscoitos feita só com amido de milho é mais delicada e desmancha na boca.

- Quando cortar biscoitos com formas ou cortadores apropriados, ou mesmo com a borda de um cálice, faça-o com a massa, sobre um guardanapo polvilhado de farinha de trigo. Isto evita que percam a forma ao serem passados para o tabuleiro de assar.

- Unte a forma do bolo com açúcar em vez da farinha de trigo, ou acrescente sempre à massa algumas gotas de essência de baunilha ou sumo de limão. Fica mais saboroso.

- Quando quiser escrever uma mensagem com glacé sobre o bolo, utilize primeiro um palito para delinear a sua mensagem, depois coloque o glacé num recipiente plástico de mostarda ou maionese e esprema sobre a marca que fez com o palito.

- Para saber se o fermento para bolo está bom, coloque água quente num copo e acrescente uma colher de chá de fermento. Se a água borbulhar bastante, o fermento está ok.
- Para evitar que a massa de bolo derrame da forma quando crescer, deve colocar um fio de macarrão daquele grosso, furadinho, na mistura. Assim o vapor pode sair e a massa não ultrapassa a forma.

- Se sua receita de bolo exige óleo, e não tem em casa, pode substituir por uma quantidade igual de maionese

- Caso o palito seja pequeno para testar o ponto do bolo, use um esparguete.

- Ao retirar o bolo do forno, cubra-o imediatamente com um pano seco. Isso evitará que ele murche.

- O bolo velho pode ficar novo, se mergulhado em leite frio e assado em forno médio. Para mantê-lo bom por mais tempo, é só embrulhar com toalha húmida e guardar num lugar fresco.

- A fim de evitar que o bolo se esfarele ao ser cortado, proceda à operação com uma faca afiada aquecida em água a ferver.

- Para cortar um bolo muito fresco molhe a faca em água fria.

- Para cortar um bolo ao meio, use fio dental; é mais higiénico do que linha de costura e não arrebenta.



Sonhos ou Bolinhos
- Se deixar a massa descansar por 1 a 5 minutos antes de fritar, vão absorver menos gordura.

- Vire frequentemente enquanto estiverem a fritar.

- Acrescente algumas fatias de batata crua ao óleo para evitar que os bolos fiquem queimados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRIPAS Á MODA DO PORTO

INGREDIENTES: PARA 5 PESSOAS 500GR DE TRIPAS DE VITELA(COMPREENDENDO LIVROS OU FOLHOS FAVOS E A TOUCA) 500GR CARNE DE VITELA 2 CHOURIÇO DE CARNE 2 ORELHEIRA 150GR DE TOUCINHO (OU PRESUNTO) 1 DE SALPICÃO 1 FRANGO 150GR CABEÇA DE PORCO 1 LATA DE FEIJÃO MANTEIGA (OU FEIJÃO PARA COZER) 2 CENOURAS 1 CEBOLA 1 RAMO DE SALSA (OU NÃO É AO GOSTO) 1 COLHER DE BANHA (OU ÓLEO NORMAL) 1 FOLHA DE LOURO QB SAL QB PIMENTA CONFECÇÃO: EM PRIMEIRO LUGAR LIMPAM-SE AS TRIPAS MUITO BEM E ESFREGAM-SE COM SAL. LIMPA-SE A MAO DE VITELA E COZEM-SE AS RESTANTES CARNES E O FRANGO. ESTAS CARNES RETIRAM-SE Á MEDIDA QUE VÃO ESTANDO COZIDAS. COZE-SE A CENOURA CORTADA AOS GOMOS E O FEIJÃO (JA DEMOLHADO OU O DE LATA). PICA-SE A CEBOLA PARA UM TAXO Á PARTE (COLOCA-SE UMA COLHER DE BANHA OU O OLEO) JUNTAM-SE TODAS AS CARNES CORTADAS E COZIDAS EM BOCADOS(INCLUINDO A TRIPA, FRANGO, ENCHIDOS) TEMPERA-SE COM SAL,PIMENTA,LOURO,SALSA E DEIXA-SE APURAR BEM... COLOCA-SE A CENOURA COZIDA E O FEJÃO.

RECEITAS AFRODIZIACAS HUMM

Algumas SOPAS Afrodisíacas: BRISA DE AMOR FEITA COM ALHO FRANCÊS - 1 alho francês grande às rodelas - 2 cebolinhas picadas - 1 caldo de legumes - 1 Colher de chá de mel - 1 colher de chá de sal e pimenta branca - 1 Iogurte cremoso magro - 2 pezinhos de coentros Preparação: Misture todos os ingredientes e triture-os. Esta sopa deve ser servida bem fria. Para dar à sua sopa um ar mais sensual enfeite-a com as folhas dos coentros. CONSOMÊ DE BACO - 2 chávenas de caldo de carne - 1 colher de sopa de cebola ralada - 1 dente pequeno de alho amassado - 1 colher de sopa de manteiga - 2 ovos - 2 colheres de sopa de xerez - sal e pimenta-do-reino em grão Preparação: Deve ser servido bem quente, por isso convém colocar duas tigelas no forno enquanto prepara o consomé. Derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho em fogo médio durante 2 minutos. Acrescente o caldo, verifique o tempero e deixe ferver, depois adicione o xerez e retire do fogo. Parta um ovo em cada tigela. Vert

BACALHAU COM BROA

Ingredientes: 4 pessoas: 500gr de migas de bacalhau previamente demolhadas 2 cebolas grandes 6 batatas médias 2 dentes de alho azeite q.b. 1 folha de louro sal e pimenta miolo de broa q.b. Preparação: Corte a cebola em rodelas finas e leve-as a alourar em azeite juntamente com o alho picado e a folha de louro. Quando a cebola começar a querer alourar, junte o bacalhau escorrido e deixe cozinhar 15 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com pimenta e sal, se necessário. Entretanto descasque as batatas e corte-as em rodelas com cerca de 0.3 mm de espessura. Leve-as a fritar em óleo quente, sem as deixar ficar demasiadamente louras. Escorra-as em papel absorvente. Começe então a montar a travessa: coloque na base de um prato de servir que possa ir ao forno as batatas fritas cobrindo todo o fundo. Por cima coloque a cebolada do bacalhau e cubra tudo com uma boa camada de miolo de broa esfarelado. Regue com um fio de azeite e leve a forno quente (200ºC